Texto por Israel Correia de Lima

Fundada no dia 1º de setembro de 1977, a Diretoria da APCD  Jardim Paulista (APCD-JP), comemorou no dia 25 de novembro de 2017, em  sua   sede própria, 40 anos de fundação da entidade.

Desde sua fundação, a Regional tem como objetivo contribuir para um maior e melhor relacionamento, humano e profissional, entre os cirurgiões-dentistas da região, além de contribuir para o aprimoramento científico deles, facilitando seu acesso às palestras e aos cursos promovidos pela entidade.

Desde sua fundação, a APCD-JP tem como objetivo contribuir para um maior e melhor relacionamento, humano e profissional, entre os cirurgiões-dentistas da região, além de contribuir para o aprimoramento científico deles, facilitando seu acesso às palestras e aos cursos promovidos pela entidade.

Vale ressaltar que há 40 anos, no período de setembro de 1977 a dezembro de 1978, o dr. Gilberto Cortese, com os colegas Sylvio de Oliveira Neves, Elias Aziz Aidar, Antônio Vicente de Souza Pinto, Francisco Giordano Neto, Edalmo Antunes de Oliveira, Antônio Ankerkrone e Rosemari Dario, criaram a Distrital Jardim Paulista, após conseguirem 70 outros colegas como associados, número mínimo para a fundação de uma Distrital. Cortese, então, foi nomeado primeiro presidente por aquele período.

As primeiras reuniões para a criação da Distrital Jardim Paulista iniciaram-se em 1976, em uma sala cedida pela loja Art’s House, localizada na Rua Joaquim Floriano. “Após a fundação da Distrital, um ano depois, as reuniões passaram a acontecer na Rua Clodomiro Amazonas, 308, nossa primeira sede”, conta dr. Cortese, o primeiro presidente da Regional APCD-JP.

Em maio de 2002, houve a aquisição da sede própria, localizada na Rua Guararapes, 720, no Brooklin Paulista. Em novembro desse mesmo ano, fez-se a mudança para as novas instalações, após saldar o débito que restava da compra do imóvel e providenciar as reformas para seu funcionamento.

Na época, o homem que guardava a chave do cofre, dr. Elias Aziz Aidar, explicou que, durante as quatro gestões que esteve à frente das finanças da APCD-JP, sempre se primou por uma administração simples e coerente com a realidade. “Quando a sede Guararapes foi adquirida, após muita procura por imóveis nos bairros do Itaim Bibi e da Vila Olímpia, locais estes pequenos e caros para nossas possibilidades, a nossa sede foi comprada quase que à vista.” O dr. Cortese acrescentou: “Num trabalho heroico da gestão do dr. Elias Aidar junto com sua diretoria há dez anos e com todas as parcelas quitadas.”

Quanto às reformas, que foram realizadas apenas com recursos próprios, obtidos com os rendimentos da EAP, a sede  representa o início de um ciclo de desenvolvimento maior, pois a  EAP unificada, fazendo parte do conjunto de representação da entidade e concluída na gestão do  presidente, dr. Clarindo Mitiyoshi Yao. Em quatro anos (duas gestões), quando não havia muita reserva, consegui acumular o equivalente a R$ 300.000,00, proporcionando a aquisição da sede própria.

O ano de 2003 foi profícuo para a associação. No mês de março, sob a batuta do doutor Eurípedes Vedovato, a revista Essencial foi lançada, com o intuito de divulgar atividades, cursos e palestras da Regional e criar uma maior interação entre seus associados e parceiros. Podemos citar as empresas  Ero Prótese, a Labordental, Indor Radiologia, Titanium Fix, Nobel Biocare, Doc Digital, GAC Orthomax, Biomet 3i, Lab 3D, Instituto Branemark, Oral X, Turma do Bem, Lab. Flores, Straumann e a Neodent.

“A revista deve a sua criação à atuação do dr. Eurípedes Vedovato, e a EAP teve uma ajuda muito grande do dr. Capella para sua implantação. Graças à revista Essencial e à EAP passamos a ter cursos de especialização (Prótese, Implante, Endodontia, Ortodontia e Radiologia)”, conta dr. Cortese.

No mês de agosto daquele ano, houve a implantação da EAP Jardim Paulista, com cursos de atualização, hands-on workshops, estendendo a grade científica com opções de cursos de interesse dos associados e proporcionando-lhes maior comodidade. “Com a arrecadação dos cursos, a sede da Rua Guararapes foi totalmente reformada na gestão do dr. Clarindo Mitiyoshi Yao, assim, portanto, passamos a ter a EAP e a parte administrativa numa sede só”, disse dr. Cortese.

 

32 anos de fundação

No dia 12 de dezembro de 2009, quando completou  32 anos de fundação, diversos associados da APCD-JP, membros da diretoria e autoridades estiveram presentes na reinauguração, entre eles, sendo na ocasião o presidente da APCD Central, dr. Silvio Cecchetto; o presidente da ABCD, dr. Luciano Artioli Moreira; o coordenador da Macrorregião 11, dr. Juscelino Kojima; dr. Jairo Corrêa, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia; e outros presidentes de Regionais da capital.

O presidente da APCD-JP, Clarindo Mitiyoshi Yao, disse, na ocasião, que a reinauguração da nova EAP é simplesmente a complementação de um sonho. “Desde a formação do núcleo já havia a proposta de formar a EAP, então, um grupo de colegas foi montando-a e se dedicou para que conseguíssemos adquirir essa sede. Parabenizo toda a diretoria da nossa Regional pelo trabalho exemplar, porque foi um desafio conseguir construir nossa sede, mas conseguimos. Agradeço também a toda a comissão de obras. Agora, cabe a todos nós manter a associação em plena atividade.”

 

Gestão dr. Nelson Sabino

“Durante todos estes anos à frente da nossa querida APCD-JP, sempre priorizei a união entre os colegas, a grade científica com o nosso quadro de professores do mais altíssimo nível e uma administração/financeira voltada aos interesses dos associados. Tudo com total transparência!”, explica  o ex-presidente dr. Nelson Sabino de Freitas durante a sua permanência no comando da entidade.

  O presente dado aos associados não poderia ser melhor: a sede, localizada no bairro do Brooklin, foi totalmente remodelada e ampliada, desde a recepção, o laboratório multidisciplinar, a clínica, que recebeu novos consultórios para desenvolver os cursos da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), até as áreas de administração e lazer.

“Agora, despeço-me da presidência da APCD-JP, porém, continuarei com a minha modesta contribuição como secretário-geral na nova gestão Aproveito para congratular aos colegas que nos substituirem, desejando um excelente trabalho a presidente: dra. Márcia Ayres; 1º vice-presidente: dr. Marcos Koiti Hinoche; 2º vice-presidente: dra. Vera Lúcia Vitelli Tanaka; tesoureiro-geral: dr.  Fábio de Santana Lima e aos representantes da APCD-JP junto ao Conselho Deliberativo da APCD Central, dra. Maria Fernanda Barreto Lima e dr. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes”, finalizou ele.

 

Gestã0 2017/2020 – Dra. Márcia Ayres

Para mim em particular foi uma surpresa agradável ao saber que fui eleita para presidir a associação quando justamente completa 40 anos de existência. No tocante ao lado administrativo e financeiro, apesar dos tempos sombrios em que passa a economia do nosso país, estamos contornando os problemas com total transparência e responsabilidade.

 

40 anos de Fundação e Encontro Científico

Em Editorial publicado na Revista Digital Essencial da APCD-JP, a presidente doutora Márcia Ayres fez um agradecimento aos 40 anos de fundação e ao empenho e dedicação de toda a Diretoria da associação para que tudo ocorresse perfeitamente e com a maior transparência possível para a realização do XIII Encontro Científico da APCD do Jardim Paulista.

“Agradecimento especial aos ministradores, expositores e associados que participaram deste encontro, realizado nos dias 18 e 19 de maio de 2018 no Hotel Mercure São Paulo Vila Olímpia.

Com uma grade científica que representa o melhor da Odontologia Nacional e Internacional, o evento coroou com brilhantismo os 40 anos de fundação da nossa querida e atuante APCD do Jardim Paulista.

Quero destacar a participação de todos envolvidos, a apresentação perfeita dos ministradores e os destaques especiais para as doutoras Cláudia Freitas, Priscila Farripas e Cristiane Molinari pelo empenho e dedicação. Na organização do evento sob a batuta do dr. Nelson Sabino de Freitas, coordenador do XIII Encontro Científico.

A minha alegria e entusiasmo são incontidos ao grande homenageado nestes 40 anos: dr. Gilberto Cortese que recebeu uma placa de prata para registrar  a dedicação a nossa entidade e  as homenagens ao dr. Cortese se estenderam, com o seu nome sacramentado em uma das salas das dependências da nossa sede! “