Uma vida dedicada à Odontologia

Por Israel Correia de Lima

Aos 77 anos, doutor Gilberto Cortese continua um apaixonado pela profissão escolhida: a Odontologia. Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Araraquara, formou-se em 1962, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tendo iniciado como clínico geral e, ainda jovem, optou em seguir a especialidade da Ortodontia.

Hoje uma referência no ensino da  Ortodontia no cenário Nacional e Internacional, o professor Cortese fez no decorrer dos anos uma série de discípulos que passaram pelos seus conhecimentos, quer no ensino  ministrado em universidades ou pela sua equipe, como coordenador do curso de especialização na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas do Jardim Paulista (APCD-JP), na qual, diga-se de passagem, foi um dos  fundadores da entidade, há 40 anos.

A Clínica Cortese sempre foi localizada no bairro nobre do Itaim Bibi, zona oeste paulistana, inicialmente nas ruas Joaquim Floriano, João Cachoeira e hoje na excelente sede própria, à rua Virgílio Várzea.

A esposa Aparecida Melo Cortese e os filhos Alexandre e Juliana são ortodontistas e atuam na clínica. A filha Daniela atualmente realiza o trabalho administrativo e gestão financeira dos consultórios.

Seguindo a tendência do mercado evolutivo odontológico, a clínica entra definitivamente na era da Orto Digital, com a aquisição de um scanner, impressora e imaginologia em 3D.

No mês de maio, durante a realização do XIII Encontro Científico da APCD -JP, a presidente da associação dra. Márcia Ayres, o coordenador do evento, dr. Nelson Sabino de Freitas, membros da diretoria, professores, familiares e participantes realizaram uma homenagem especial ao dr. Gilberto pelos trabalhos e préstimos a associação.

E as homenagens não pararam por aí! No dia 02 de agosto, após reunião de Diretoria, aconteceu jantar preparado pela equipe Churras Brothers e show violão solo de Gabriel Deodato, para homenagear o dr. Cortese. Na ocasião, foi descerrada a placa comemorativa, na qual a Sala dos Professores nas dependências da sede da APCD-JP ganhou o seu nome.  Além da atividade profissional e associativa, dr. Cortese ainda encontra tempo para jogar tênis e uma qualidade importantíssima: “torcer para o Corinthians”.